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Emissários da Matemática realizam ações em Instituições de Ensino Básico no ano de 2019

Por Daniel da Silveira Guimarães. Em 11/12/19 16:37. Atualizada em 11/12/19 23:55.

Os Emissários realizaram 26 palestras e 13 oficinas em 14 escolas do Ensino Básico do país.

O projeto tem por principal objetivo difundir o conhecimento científico de forma simples e dinâmica para as instituições de ensino público e privado, correlacionando a matemática com temas atuais, outras ciências e ramos do pensamento, visando atrair ingressantes para os cursos de ciências exatas da RC/UFG.

"A expectativa é proporcionar aos membros da Educação Básica um envolvimento maior com tudo que se constrói e se discute no ambiente acadêmico e incentivar professores a proporem atividades abordando temas atuais, com a colaboração dos membros da RC/UFG. Queremos o envolvimento dos alunos e dos professores da Educação Básica com a Universidade", expõe o coordenador professor Daniel.

As atividades do projeto, que são palestras/oficinas, sempre se iniciam com um breve relato sobre a RC/UFG, citando os cursos de graduação e pós-graduação e as formas de ingresso nos referidos cursos, sobre as bolsas e algumas das atividades de pesquisas e extensão, história sobre a formação do palestrante e curiosidades sobre a sua vida acadêmica.

Palestra "Sobre o infinito"
Palestra "Sobre o Infinito" no Colégio Estadual


Para a implementação do projeto, foram disponibilizados no site 
https://mat.catalao.ufg.br/p/29533-projeto-emissarios-da-matematica vários títulos e resumos de palestras/oficinas, proporcionando ampla variedade para escolha de temas importantes a serem trabalhados, envolvendo a matemática na atualidade, na tecnologia, na economia, na arte, na física e em vários outros ramos da ciência. As escolas interessadas solicitam as atividades através de um formulário disponibilizado nesse mesmo site. 

Nesse ano, os emissários, composto por professores e alunos da UFG e professores da Educação Básica, realizaram nas Instituições de Ensino Básico do país 26 palestras e 13 oficinas, em 14 escolas de 10 cidades localizadas em 3 estados brasileiros. Algumas dessas atividades foram realizadas nas semanas da Matemática no Colégio Estadual João Netto Campos e Colégio Estadual Rita Paranhos Bretas.

Foram ministradas as seguintes palestras: a festa dos números especiais, a Matemática do Google, a Matemática na comunicação de computadores: uma proposta para o ensino de Matemática, a Matemática na ilusão de ótica, a Matemática no painel solar, a sequência de Fibonacci, a ilusão de ótica e a Matemática, anatomia trigonométrica da bicicleta, estereograma 3d, compressão de imagens: o padrão JPEG, criptografia, digítos verificadores, Matemática e atualidade, o sistema global de posicionamento (GPS), o sistema de numeração binário e a comunicação de computadores, os terríveis mistérios dos financiamentos e sobre o infinito. Foram realizadas as oficinas: a Matemática na ilusão de ótica, a robótica LEGO como instrumento de aprendizagem de Matemática (Projeto Robomat), jogos Matemáticos (Projeto Integrar), Matemática é arte, o segredo do cubo mágico e o sensor ultrassônico e o Arduino.

 

Jogos Matemáticos
Oficina "Jogos Matemáticos" do projeto Integrar no Colégio Rita Bretas


As escolas atendidas em Catalão foram Caic São Francisco de Assis, Colégio Estadual João Netto de Campos, Colégio Estadual Professora Alzira Souza Campos - CEJA  e Colégio Estadual Rita Paranhos Bretas. Também foram realizadas atividades em instituições em diferentes regiões do país: Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho/DF, Centro de Ensino Médio 304 de Samambaia – DF, Centro de Ensino Fundamental 08 no Gama/DF, Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás unidade Xavier de Almeida em Morrinhos/GO, Colégio Estadual Dom Pedro II - Caldas Novas/GO, Colégio Estadual Silvio Gomes de Melo Filho em Morrinhos/GO, Colégio Estadual Orcalino Fernandes Evangelista em Goiatuba/GO, Escola Estadual Dr. Antônio Ribeiro - Guarda Mor/MG, Escola Quintino Vargas - João Pinheiro/MG e Escola Estadual São Francisco de Assis em Canápolis/MG. Além disso, foram 3 atividades na RC/UFG. 

Acreditamos que o projeto teve uma grande aceitação da comunidade escolar, como relata a coordenadora do Colégio Estadual Rita Paranhos Bretas, Professora Neide: “Nos últimos dias, os acadêmicos do curso de Matemática da UFG compareceram no Colégio Estadual Rita Bretas, promovendo a Semana da Matemática. Propiciaram a integração entre eles, desenvolvendo o raciocínio lógico e a comunicação. Desta forma, estão socializando, de uma maneira lúdica, proporcionando prazeres, aprendizado e diversão. Através das brincadeiras os estudantes percebem que o processo de ensino e aprendizagem pode acontecer das mais variadas formas e lugares e, em especial, que os jogos são fortes aliados para a consolidar as habilidades já trabalhadas em sala de aula. A criatividade e a competição, por meio de jogos matemáticos, promoveu uma dinâmica que envolveu os estudantes do sexto ao terceiro anos, trouxe muito entusiasmo e empolgação, e com isso encontraram uma nova forma de aprendizado através da prática pedagógica apoiada pela UFG”.

Já o professor Sérgio, também do Colégio Rita Bretas, destaca: “Acredito que a presença da Universidade na nossa escola só tem a acrescentar ao nosso trabalho pedagógico diário, já que esta leva nossos alunos a refletir sobre os conhecimentos e as suas tecnologias que estão sendo desenvolvidas dentro da Universidade!”.

 

Oficina ultrassônico com Arduino
Oficina "Sensor Ultrassônico e Arduino" no Colégio Militar de Morrinhos


Os docentes da UFG que participaram do projeto entenderam que, realmente, há uma necessidade de nos fazermos presentes em espaços da formação dos nossos futuros alunos. “A universidade é um patrimônio da sociedade brasileira e, nesse contexto, ela precisa ser um dos protagonistas nas ações que visam a melhoria da educação básica. As trocas de experiências que ocorrem no âmbito de projetos de extensão, como o Emissários da Matemática, fortalecem os dois universos: escola e universidade,” relata o professor Thiago Porto da IMTec.

Os alunos de mestrado do Profmat também se envolveram com o projeto, potencializando ainda mais o alcançe das ações. O aluno e professor Stênio relatou: "Motivação é a palavra para descrever o projeto. Há 15 anos ministrando aulas e prezo as aulas 'tradicionais', vi uma possibilidade de mostrar na prática como a matemática está presente em muitas coisas, se não em tudo. Foi algo de profunda transformação para os próximos passos em sala de aula."

Também participaram das ações alunos dos cursos Licenciatura em Matemática, Matemática Industrial e Física. O projeto também contribuiu com a formação e envolvimento desses alunos com as escolas. O aluno Thierry da Licenciatura em Matemática relatou: “Já participei de algumas ações do projeto, que é um meio de interação muito grande com assuntos do cotidiano e até mesmo trabalhando a interdisciplinaridade. Percebemos a empolgação dos alunos e o quão realizados se sentem ao conseguirem solucionar problemas que não eram possíveis antes da participação no projeto.” O aluno Muriell, do mesmo curso, afirma: “Foi bastante engrandecedor o trabalho realizado na Escola, dado pelo envolvimento tanto pelos professores(as), como pelos alunos(as). Espero voltar para outros trabalhos.”

 

Palestra "Anatomia Trigonométrica da Bicicleta"
Palestra "Anatomia Trigonométrica da Bicicleta" no Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho


O projeto será analisado e uma nova proposta será encaminhada para o ano de 2020, porém as solicitações de agendamento podem ser realizadas no site da IMTec. Há espaço também para interessados(as) em compor a equipe do projeto, atuando como palestrante/ministrante de atividades.

Para mais imagens, acesse https://mat.catalao.ufg.br/p/29533-projeto-emissarios-da-matematica,  https://www.facebook.com/EmissariosdaMatematica e https://www.instagram.com/emissariosdamatematica.