logo_site_test

Breve Histórico

A primeira turma do Curso de Licenciatura em Matemática de Catalão, começou suas atividades em 1988,em virtude do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Catalão e a Universidade Federal de Goiás. 
Naquele ano, o Curso de Matemática em Catalão, contava com apenas três professores, dois recém-graduados do Curso de Matemática da UFG em Goiânia, os Profs. Ovídio Cândido de Oliveira Filho e João Carlos Medrado, sob a coordenação do Prof. Miguel Antônio Camargo vinculado ao antigo IMF - Instituto de Matemática e Física da UFG (hoje IME - Instituto de Matemática e Estatística). 

Daquela turma de dezoito alunos que chegava, quando o vestibular ainda era eliminatório (foram oferecidas 40 vagas), cinco concluíram o curso em 1991, a primeira turma de Licenciados em Matemática pelo Campus de Catalão:

  • José Madson Caldeira de Faria
  • Marcelo Henrique Stoppa
  • Rogério Ferreira
  • Quívia Ferreira Felix
  • Vandeval Florisbelo de Aquino

Hoje com mais de 20 anos de existência, o curso de Licenciatura Plena em Matemática se tornou referência na produção de pesquisa de qualidade, voltado para uma política intensa de qualificação do corpo docente.

Em 1997 teve início o Curso de Especialização em Matemática(resolução 414 de 01 de abril de 1997), sendo fruto da ininterrupta busca pela qualificação do corpo docente do Departamento de Matemática e compromisso constante da melhoria do ensino de matemática em Catalão e Região. 

Várias tem sido as atividades desenvolvidas desde o início do curso. Em 1990 foi criada a Jornada de Matemática e, em 1994 o Encontro de Educação Matemática de Catalão, onde, após seu seu segundo ano de realização, este último veio a se fundir à Jornada de Matemática de Catalão. Já em 2003, contando com o apoio do CNPq, a Jornada de Matemática teve seus horizontes ampliados, e passou a se chamar Simpósio de Matemática & Jornada de Matemática de Catalão

Em 1991, foi executado o Curso de Atualização em Matemática, para professores de 1° e 2° graus, onde foi confeccionado e distribuido gratuitamente aos participantes, material didático totalmente desenvolvido pelo departamento. No biênio 97/98, uma nova versão deste curso, denominada PRO-CIÊNCIAS, agora com apoio financeiro da CAPES (foram oferecidas cerca de 70 bolsas de estudos) foi oferecido aos professores da rede estadual e municipal de ensino. 

Em 1998, foi criado e vem sendo realizado o Curso de Matemática Galileu, com o objetivo de enfocar historicamente a teoria matemática ensinada nos 1º e 2º graus. 

Desde o início do curso, a idéia de se criar um espaço para divulgação local da matemática pairava sobre os professores do Departamento de Matemática até que, finalmente, em 1998 foi criado o jornal Math-Folha, que teve alguns números editados, mas esbarrou na escassez de recursos próprios para confecção, uma vez que este era distribuído gratuitamente. 

Sempre em parceria com o Instituto de Matemática e Estatística - IME, o Departamento de Matemática de Catalão, vem realizando as etapas daOlimpíadas de Matemática, vislumbrando um estreitamento entre a Universidade e a Sociedade, estimulando os alunos de 1º e 2º graus a participar das Olimpíadas nas suas diversas fases. 

De modo geral, o Departamento de Matemática do Campus da UFG em Catalão, apesar de todas as adversidades do atual ensino público brasileiro, com muito esforço e dedicação, vem desempenhando seu papel, que é proporcionar um Ensino Gratuito e de Qualidade, demarcando seu espaço na história do Campus de Catalão, bem como da sociedade Catalana e Região.