Projeto Integrar - Escola e Matemática

A Unidade Especial de Matemática e Tecnologia (IMTec) da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás (RC/UFG) executa projetos que têm por objetivo interagir com a sociedade local, disseminando práticas desenvolvidas no âmbito acadêmico desta unidade. E é neste cenário que o "Projeto Integrar - Escola e Matemática" encontra-se inserido.

O referido projeto é executado por uma equipe constituída por docentes da IMTec, discentes dos cursos de Matemática e Matemática Industrial e alunos bolsistas, e concretiza-se por meio de oficinas destinadas a alunos e professores do ensino básico da rede pública e particular da cidade de Catalão e adjacência.

No início do ano, a equipe executora promove reuniões com o intuito de pesquisar e preparar as atividades que serão desenvolvidas nas oficinas. Nesse momento, alguns jogos matemáticos são confeccionados com material de baixo custo ou reciclável, o que nos permite mostrar aos professores visitantes que as ações podem ser realizadas com facilidade em suas escolas, exigindo pouco investimento financeiro.

O preparo das atividades é realizado de acordo com o conteúdo de matemática de cada série, respeitando o nível cognitivo da turma visitante. Uma vez elaborado o material de apoio, os alunos e professores são recebidos semanalmente no Laboratório de Educação Matemática (MATEMATECA), localizado na IMTec/RC/UFG, a fim de participarem das oficinas propostas pelos agentes do projeto. Ressaltamos que participam das atividades turmas de até trinta alunos, entre o terceiro e o sétimo ano do ensino fundamental de uma escola convidada.

Notamos que as visitas são um momento de alegria para os participantes, que se divertem ao interagir com os acadêmicos do Departamento de Matemática através das ações propostas. Por sua vez, a equipe executora também se realiza positivamente com a motivação e o entusiasmo demonstrado pelos sujeitos das ações realizadas. O Projeto Integrar nos permite interagir com professores e alunos do ensino fundamental, propagando sugestões e contribuindo para o desenvolvimento de ações no âmbito das escolas participantes.

O projeto já publicou, nesses anos de vigência, vários trabalhos, como o trabalho no SIMMI com o título "Aplicação de Atividades Matemáticas e de Raciocínio Lógico para Crianças do Ensino Fundamental" em https://mat.catalao.ufg.br/up/506/o/anais_simmi_2018.pdf.

Se você tem interesse em trazer sua turma para participar do "Projeto Integrar - Escola e Matemática" entre em contato com o IMTec/RC/UFG por meio do telefone (64) 3441-5316 ou e-mail julianabborges@ufg.br.

Atividades realizadas na RC/UFG