Caderno de Atividades

Edição Anterior - Vol.1 2020

MAT_LICENCIATURA_capa_caderno_atividades_V1_2020

APRESENTAÇÃO

Este caderno de atividades é resultado da consolidação de sequências didáticas, elaboradas pelos estudantes matriculados nos componentes curriculares “Trabalho Final de Curso” do curso de Matemática (presencial) e “Trabalho de Conclusão de Curso” do curso de Matemática EAD, do Instituto de Matemática e Tecnologia (IMTec), da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), no ano letivo de 2021.

As sete sequências didáticas compartilhadas neste caderno trazem possibilidades de práticas para serem adotadas por professores de matemática, em suas aulas, ou para colaborar na formação de estudantes de licenciatura em matemática. Em ordem, apresentamos as habilidades almejadas em cada sequência didática contida neste caderno.

1.
Um Desfile de Moda na Aula de Matemática: o ensino de medidas - Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.

2.
Uma Sequência Didática para o Ensino de Estatística Usando Modelagem Matemática - Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas. Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos. Resolver e elaborar problemas, em diferentes contextos, que envolvem cálculo e interpretação das medidas de tendência central (média, moda, mediana) e das medidas de dispersão (amplitude, variância e desvio padrão). Construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências com base em dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de softwares que interrelacionem estatística, geometria e álgebra.

3.
Existe Injustiça nas Corridas de Curta Distância? - Identificar os elementos básicos de uma circunferência, tais como raio, diâmetro, arco, flecha e corda, e suas diversas aplicações em resoluções de problemas. Estabelecer o número p como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica. Resolver situações problema envolvendo o cálculo das medidas do comprimento da circunferência e da área do círculo.

4.
Abordando a Análise Combinatória no Ensino Fundamental: resolução de problemas e outros recursos
didáticos
- Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo.

5.
Construção de Conhecimentos Estatísticos por meio da Gamificação - Obter os valores de medidas de tendência central (média, moda e mediana) de uma pesquisa estatística com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.

6.
Matemática Financeira: uma sequência didática para a Educação de Jovens e Adultos - Aplicar conceitos matemáticos no planejamento, na execução e na análise de ações envolvendo a utilização de aplicativos e a criação de planilhas (para o controle de orçamento familiar, simuladores de cálculos de juros simples e compostos, entre outros), para tomar decisões. Interpretar taxas e índices de natureza socioeconômica (índice de desenvolvimento humano, taxas de inflação, entre outros), investigando os processos de cálculo desses números, para analisar criticamente a realidade e produzir argumentos. Resolver e elaborar problemas com funções exponenciais nos quais seja necessário compreender e interpretar a variação das grandezas envolvidas, em contextos como o da Matemática Financeira, entre outros.

7.
Equações do  Grau: uma proposta para o ensino de equações no  ano do ensino fundamental - Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita, com ou sem uso de jogos e materiais manipuláveis. Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.