
CARTA ABERTA
CARTA ABERTA À COMUNIDADE
A Unidade Acadêmica de Matemática e Tecnologia (IMTec) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), oferta os cursos de graduação em Engenharia Mecatrônica, Matemática e Matemática Industrial. A referida unidade entende que, independentemente da posição a ser adotada pela UFCAT, os prejuízos acadêmicos impostos pelos efeitos da pandemia da COVID-19 já estão postos. Diante disso, pautou discussões entre seus docentes e representantes discentes, com apoio do Centro Acadêmico da unidade, na busca de formas para minimizar os impactos das medidas de isolamento social na aprendizagem dos estudantes.
Estas discussões foram norteadas por documentos oficiais tais como, Parecer CNE/CP no 05/2020, aprovado em 28 de abril de 2020; Portaria no 544, de 16 de junho de 2020; Nota Técnica Conjunta no 17/2020/CGLNRS/DPR/SERES/SERES, de 16 de junho de 2020; que tratam da substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária, em razão da pandemia da COVID-19.
São aproximadamente cinco meses sem o desenvolvimento de atividades referentes às disciplinas de graduação. Neste contexto, para minimizar a perda de vínculo dos estudantes com a instituição, a evasão e abandono, bem como evitar uma maior frustração da expectativa dos discentes no que se refere ao tempo de integralização do curso de graduação, a IMTec defende o retorno das atividades do primeiro semestre letivo de 2020 integralmente, respeitando os parâmetros legais e adequações para atividades práticas, de forma remota e IMEDIATA.
O supracitado posicionamento foi tomado em reunião do Conselho Diretor da unidade e comunicado ao GT de graduação por meio do ofício 87 de 02/07/2020. Contudo, a minuta de resolução apresentada pelo referido GT não contempla a retomada do semestre suspenso. Entendemos que o esforço a ser envidado para o retorno na forma proposta será equivalente ao esforço requerido pela retomada do semestre 2020.1. Portanto, após uma nova reunião do referido Conselho, ocorrida no dia 04/08/2020, a IMTec ratifica e amplia a divulgação do seu posicionamento, favorável à retomada do semestre suspenso.
Ademais, a IMTec propôs alternativas para evitar prejuízos para os discentes que não puderem ou optarem por não cursar as disciplinas de maneira remota. A primeira é a previsão, no calendário acadêmico, da possibilidade de cancelamento de componentes curriculares, enquanto a sociedade estiver sob efeito da pandemia, de forma que aqueles que não se adaptarem a esta modalidade de ensino, nada terão registrado em seus históricos. A segunda é possibilitar que estes estudantes possam cursar as disciplinas quando ocorrer uma nova oferta após o retorno das atividades presenciais. A unidade entende ainda que a universidade deve envidar esforços para auxiliar os discentes em condições de vulnerabilidade social a terem possibilidade de acompanhar as atividades de ensino, por exemplo, na gestão junto ao MEC para concessão do auxílio internet.
Por fim, temos plena convicção que o restabelecimento do calendário acadêmico 2020, a partir de atividades remotas, significará para a UFCAT um momento para reforçar o seu papel junto à sociedade, que é a oferta de educação pública superior, gratuita e de qualidade.