Projeto Emissários da Matemática

O principal objetivo do projeto é difundir o conhecimento científico de forma simples e dinâmica para as instituições de ensino público e privado, correlacionando a matemática com outras ciências e com outros ramos do pensamento, visando atrair futuros ingressos para os cursos de exatas da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás - RC/UFG.

Entendemos ser de extrema importância proporcionar a todos os membros da educação um envolvimento maior com tudo que se constrói e se discute no campo científico, gerando ainda uma reflexão sobre a prática pedagógica para o ensino da Matemática realizada na formação de docentes na universidade.

As palestras/atividades propostas terão que associar a Matemática com as pesquisas realizadas pelos palestrantes/ministrantes e/ou temas da atualidade e/ou temas históricos importantes para a atualidade. As atividades poderão ser apresentações gráficas, experimentos, jogos e outros materiais didáticos a serem utilizados em atividades avulsas voltadas para a Matemática, Lógica, Estatística, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Educação Inclusiva, dentre outros.

As palestras/atividades sempre se iniciarão com um breve relato sobre a RC/UFG, citando os cursos de graduação e pós-graduação e as formas de se ingressar nos referidos cursos, sobre as bolsas e algumas das atividades de pesquisas e extensão, história sobre a formação do palestrante e curiosidades sobre a sua vida acadêmica e/ou sobre a RC/UFG.

Escolas, para agendar uma atividade, basta preencher o formulário em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc0Z8BS60zUcAN-pCmhch2ZUrbGRZUwJ4rfOimpQROBVNqAQA/viewform?usp=sf_link.

Deseja fazer parte da equipe de palestrantes/ministrantes de atividades? Faça o seu cadastro em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScpzA8-HMBU684FzYLfcUslLn54P62VIKnGlEh1yroyhk_7rA/viewform?usp=sf_link.

Certificados: 

Para imprimir o seu certificado, escolha uma das opções, e ao abrir o arquivo, vá à página onde está o seu nome, clique com o botão direito do mouse e escolha "imprimir". Nas opções de impressão, escolha "imprimir página atual". É importante lembrar que o arquivo PDF contém TODOS os certificados, então cuidado ao escolher a opção de impressão.

Certificados Emissários Palestrantes e Oficineiros em 2019.

 

Palestras: 

1) Anatomia Trigonométrica da Bicicleta

Resumo: Inicia-se com o reconhecimento de elementos da geometria e do emaranhado de medidas que envolvem a construção de uma bicicleta, assim como a nomenclatura correta das partes da bicicleta com algumas dicas de ajustes da ‘Magrela’ para cada ciclista. Através de uma problematização é construído o conceito do número π, da fórmula do comprimento da circunferência com análise das unidades de medidas dos ângulos em graus e radianos. Esta problematização é realizada com a ajuda de uma roda e uma régua distribuída aos alunos, sob os comandos de medir o comprimento da circunferência utilizando a régua e a medição do raio, obteremos o valor de π e da fórmula do comprimento da circunferência. É calculado o deslocamento da catraca em relação à coroa e assim pode-se comparar os deslocamentos com análise do comportamento da bicicleta com a mudança da corrente em catracas de tamanhos diferentes. Com a utilização do pedal é construído o conceito de arco côngruo, e utilizando o conceito de ciclo trigonométrico construímos os gráficos da senoíde e cossenoíde.

Público Alvo: Estudantes do nono ano e do Ensino Médio.

Tempo de duração da atividade: 50 minutos.

Materiais necessários: Réguas, Computador com quadro, Power Point, leitor de PDF, data show e tela (ou parede branca) para as ilustrações.

Palestrante: Profa. Cladis Henriques de Vasconcelos e prof. Dr. Daniel da Silveira Guimarães - UFG.

Disponibilidade: Pré-agendamento.

2) A Festa dos Números Especiais: uma coletânea de problemas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Resumo: Nesta palestra discutiremos uma coletânea de problemas relacionados com números especiais que apareceram ao longo das edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A natureza especial dada aos números ocorrerá nos problemas por meio de duas possibilidades: via definição explícita do conceito abordado no problema ou por meio de brincadeiras propostas pelos personagens criados para cada prova. Os problemas discutidos durante a palestra dialogam com o universo da aritmética. Espera-se contribuir na motivação de estudantes da educação básica para participar de Olimpíadas Científicas, em especial, a OBMEP.

Público Alvo: Estudantes da Segunda Fase do Ensino Fundamental ou Estudantes do Ensino Médio.

Tempo de duração da atividade: 50 minutos.

Materiais necessários: Computador com quadro, Power Point, leitor de PDF, data show e tela (ou parede branca) para as ilustrações.

Palestrante: Prof. Dr. Thiago Porto de Almeida Freitas - UFG.

Disponibilidade: Quartas e quintas, com pré-agendamento.

3) A Matemática na Comunicação de Computadores: Uma Proposta para o Ensino de Matemática

Resumo: Iniciamos a palestra com um contexto histórico dos números e do motivo da utilização da numeração decimal 0,1,2,...,9. Introduzimos o sistema binário e verificamos como são representados os números decimais e do alfabeto em números binários. Analisamos o motivo dos computadores utilizarem 0 e 1, ou seja, o desligado e ligado, para a comunicação e realização de todas as suas atividades. Finalmente, utilizando equipamentos básicos de eletrônica e uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre (Arduino), apresentamos uma proposta para ensinar conteúdos de Matemática, integrando o ensino da Matemática com a programação e a tecnologia.

Público Alvo: Estudantes do ensino médio.

Tempo de duração: 50 minutos.  

Materiais necessários: Computador com Power Point, acesso à internet, leitor de PDF, data show e tela (ou parede branca) para as ilustrações.

Palestrante: Prof. Dr. Daniel da Silveira Guimarães - UFG.

Disponibilidade: Pré-agendamento.

4) A sequência de Fibonacci e o número que a natureza utiliza para a perfeição

Resumo: Nessa palestra, relembramos o significado de uma sequência, com o exemplo simples de uma aplicação real de Progressão Geométrica e apresentamos de forma intuitiva a sequência de Fibonacci por meio do famoso problema dos coelhos. Verificamos algumas de suas propriedades importantes, mostrando sua aplicação em diversas áreas e a relação com o número utilizado pela natureza para a perfeição, chamado número de ouro. Finalmente, fazemos medições no corpo humano de quem tem interesse a realizar essa medição para entendermos como realmente se aplica o número de ouro.

Público Alvo: Estudantes do ensino fundamental e ensino médio.  

Tempo de duração: 50 minutos.

Materiais necessários: Computador com Power Point, leitor de PDF, data show e tela (ou parede branca) para as ilustrações.

Palestrante: Discente Thierry dos Santos de Almeida - UFG.

Orientação e coordenação: Prof. Dr. Daniel da Silveira Guimarães - UFG.

Disponibilidade: Pré-agendamento.

5) Como te localizar no globo terrestre? Entendendo o GPS

Resumo: Nesta palestra fazemos uma aplicação do conteúdo de Geometria Análitica. Discutimos as ferramentas matemáticas que o GPS utiliza para localizar uma pessoa ou objeto, com um receptor e a Cartografia, essencial para a navegação.

Público Alvo: Estudantes do Ensino Médio.

Tempo de duração: 50 minutos.

Materiais necessários: Computador com Power Point, leitor de PDF, data show e tela (ou parede branca) para as ilustrações.

Palestrante: Prof. Dr. Daniel da Silveira Guimarães - UFG.

Disponibilidade: Pré-agendamento.

6) Compressão de Imagens: O Padrão JPEG

Resumo: A compressão de dados está no coração da ciência da computação, e a internet fez do seu uso uma ocorrência corriqueira e diária para muitos. Muitos de nós pode até não saber que estamos usando compressão. Mesmo assim, muitos algoritmos de compressão têm nomes que são familiares aos usuários de computadores (WinZip, gzip compress), para amantes de música e usuários da internet (GIF, JPG, PNG, MP3, AAC). Se não fosse pelo uso comum de algoritmos de compressão, a internet estaria completamente paralisada pelo volume de dados não comprimidos sendo transferidos. 


O padrão JPEG é um algoritmo usando comumente para compressão de imagens estáticas preto e branco ou coloridas. JPEG é a sigla de "Joint Photographic Expertes Group" (isto é, Grupo de Especialistas de Fotografia Reunidos), o consórcio de companhias e pesquisadores que desenvolveram e popularizaram. O grupo iniciou seus trabalhos em 1987, e o primeiro rascunho do padrão foi publicado em 1991. Usuários da internet, sem dúvida, associam esse método de compressão com a extensão “jpg”, que é parte do nome de muitas imagens e fotografias transmitidas na internet. O algoritmo JPEG é o método de compreensão mais usado em câmeras digitais.

Público Alvo: Estudantes do Ensino Médio.

Tempo de duração: 50 minutos.

Materiais necessários: Computador com Power Point, leitor de PDF, data show e tela (ou parede branca) para as ilustrações.

Palestrante: Prof. Stênio Costa Silva e prof. Dr. Daniel da Silveira Guimarães - UFG.

Disponibilidade: Pré-agendamento.

Locais que atendem: Brasília e região de Catalão. 

7) Ilusão de Ótica e a Matemática

Resumo: As imagens que enganam momentaneamente o nosso cérebro, são chamadas de ilusões de ótica, que podem ser fisiológicas (quando surgem naturalmente, pela tentativa de correção do cérebro), ou cognitivas (quando se criam com artifícios visuais). Vamos ver algumas ilusões de óticas cognitivas, percebendo que a matemática contribui para a sua construção, além disso, é possível ensinar alguns conceitos de geometria, como por exemplo: Construção geométrica; medidas; simetria; figuras planas; paralelismo e perpendicularidade. O objetivo dessa palestra é utilizar a ilusão de ótica para incentivar e despertar o interesse dos alunos pela matemática, além de potencializar o ensino de geometria construindo ilusões de ótica.

Público Alvo: Estudantes do ensino fundamental e ensino médio.

Tempo de duração: 50 minutos.

Materiais necessários: Computador com Power Point, acesso à internet, leitor de PDF, data show e tela (ou parede branca) para as ilustrações.

Palestrante: Prof. Lucas Aparecido de Castro Oliveira e prof. Dr. Daniel da Silveira Guimarães - UFG.

Disponibilidade: Pré-agendamento.

8) Matemática é Arte

Resumo: Nessa palestra expõe uma relação entre Matemática e Arte. Verifica-se como vários pintores famosos utilizaram da Matemática para pintar telas famosas em nossa atualidade. Alguns conceitos elementares de matemática, como simetria, desenho geométrico, círculos de Fibonacci, razão áurea, reflexões, translações, perspectivas e sólidos geométricos são abordados e como essas figuras são ainda usadas para a arte em nossa atualidade. Finalmente, duas folhas de papel de cores diferentes são distribuídas para plateia e, em seguida, explicado como construir um cubo utilizando essas folhas.

Público Alvo: Estudantes do ensino fundamental e ensino médio.

Tempo de duração: 50 minutos.

Materiais necessários: Computador com Power Point, acesso à internet, leitor de PDF, data show e tela (ou parede branca) para as ilustrações.

Palestrante: Prof. Dr. Daniel da Silveira Guimarães - UFG.

Disponibilidade: Pré-agendamento.

9) Matemática e a Atualidade: A Comunicação de Computadores e a Arte

Resumo: Iniciamos a palestra com o questionamento: Quando e onde usamos a Matemática? Fazemos um contexto histórico dos números e do motivo da utilização da numeração decimal 0,1,2,...,9. Introduzimos o sistema binário e verificamos como são representados os números decimais e do alfabeto em números binários. Analisamos o motivo dos computadores utilizarem 0 e 1, ou seja, o desligado e ligado, para a comunicação e realização de todas as suas atividades. Na arte, verificamos como vários pintores famosos utilizaram da Matemática para pintar telas famosas em nossa atualidade. Alguns conceitos elementares de matemática, como simetria, desenho geométrico, círculos de Fibonacci, razão áurea, reflexões, translações, perspectivas e sólidos geométricos são abordados e como essas figuras são ainda usadas para a arte em nossa atualidade. Finalmente, duas folhas de papel de cores diferentes são distribuídas para plateia e, em seguida, explicado como construir um cubo utilizando essas folhas.

Público Alvo: Estudantes do ensino fundamental.

Tempo de duração: 50 minutos.

Materiais necessários: Computador com Power Point, acesso à internet, leitor de PDF, data show e tela (ou parede branca) para as ilustrações.

Palestrantes: Prof. Dr. Daniel da Silveira Guimarães e Discente Thierry dos Santos de Almeida - UFG.

Disponibilidade: Pré-agendamento.

10) Música & Matemática

Resumo: Nesta palestra serão abordadas as questões matemáticas relacionadas com a música, trabalhando o conceito histórico matemático observado por Pitágoras, a lenda nos relata que ele passava em frente a uma ferraria, com isso pôde notar harmonia entre os sons do martelo do ferreiro o que podemos explicar por meio da matemática, com frações e semelhanças, dando origem aos conceitos de acordes (terças, quartas, quintas, oitavas). Também pode ser observado que quando falamos de ritmo, a matemática se coloca outra vez em evidência podendo trabalhar: tempos, intervalos e BPM. Finalmente, fazemos uma apresentação musical, explanando a matemática que está vinculada com a música. 

Público Alvo: Estudantes do ensino fundamental e médio.

Tempo de duração: 50 minutos.  

Materiais necessários: Computador com Power Point, acesso à internet, leitor de PDF, data show e tela (ou parede branca) para as ilustrações.

Palestrante: Discentes Sávio Silva Carneiro e Thierry dos Santos de Almeida - UFG.

Orientação e coordenação: Prof. Dr. Jairo Menezes e Souza - UFG.

Disponibilidade: Segunda, terça, quarta ou quinta no período matutino, com pré-agendamento.

11) O sistema de numeração binário e a comunicação de computadores

Resumo: Iniciamos a palestra com um contexto histórico dos números romanos e do motivo da utilização da numeração decimal 0,1,..., 9. Apresentamos o sistema binário e verificamos como são representados os números decimais e o alfabeto em números binários. Analisamos o motivo dos computadores utilizarem 0 e 1 para a comunicação e realização de todas as suas operações.  Finalmente, com o intuito de entendermos na prática a comunicação entre computadores, expõe um palavra utilizando os binários 0 e 1, ou seja, o desligado e ligado, através de equipamentos básicos de eletrônica e solicita a plateia informar qual é a palavra.

Público Alvo: Estudantes do ensino médio.

Tempo de duração: 50 minutos.  

Materiais necessários: Computador com Power Point, acesso à internet, leitor de PDF, data show e tela (ou parede branca) para as ilustrações.

Palestrante: Prof. Dr. Daniel da Silveira Guimarães - UFG.

Disponibilidade: Segundas e terças, com pré-agendamento.

12) Os terríveis mistérios dos financiamentos

Resumo: Ao realizar um financiamento, o único fator que você considera é o juro mensal? Se sim, você precisa repensar suas estratégias. Prova disso, se você obtém um carro de 30 mil reais, a taxa de juros de 2% ao mês e parcela de 600 reais, perceberá que nunca pagará um centavo do capital, somente os juros mensais. É claro que essa prática explícita não é aplicada no mercado financeiro, mas algo próximo a isso é realizado por vários bancos no país. A partir de conceitos básicos como Progressão Geométrica, Logaritmo e funções, aborda-se um pouco o problema técnico para justificar as fórmulas aplicadas em juros compostos e em alguns financiamentos. Ficam explícitos os fatores que precisam ser considerados em um financiamento e a relação entre juros e parcelas que precisa ser analisada antes da contratação de um financiamento. Finalmente, realiza-se uma pergunta para a plateia sobre um problema simples.

Público Alvo: Estudantes do ensino médio.

Tempo de duração: 50 minutos.  

Materiais necessários: Computador com Power Point, leitor de PDF, data show e tela (ou parede branca) para as ilustrações.

Palestrante: Prof. Dr. Daniel da Silveira Guimarães - UFG.

Disponibilidade: Pré-agendamento.

13) Sobre o Infinito

Resumo: Afinal, o que é isto, o infinito? Sendo seres finitos, como pensamos o infinito? Como a matemática pode nos ajudar a pensar uma ideia tão filosófica? Arthur Rimbaud já dizia:

"A nossa pálida razão esconde-nos o infinito."

E Pascal:

"O que é o homen na natureza? Um nada em relação ao infinito, um tudo em relação ao nada, um ponto a meio entre o nada e tudo."

Observar, discutir e compreender algumas ideias que envolvem o tema infinito e suas afetações à mente humana pode nos auxiliar em nossa busca à compreensão de nós mesmos como seres finitos. Estas reflexões podem suscitar indagações sobre nossa própria natureza e existência, indagações estas que perpassam os diversos campos de conhecimento que abarcam esta ideia tão singular e interessante Sobre o Infinito.

Público Alvo: Estudantes do ensino médio ou superior.

Tempo de duração: 50 minutos.  

Materiais necessários: Computador com Power Point, leitor de PDF, data show e tela (ou parede branca) para as ilustrações.

Palestrante: Prof. Dr. Márcio Roberto Rocha Ribeiro - UFG.

Disponibilidade: Quartas e quintas, com pré-agendamento.

14) Vantagens em participar da OBMEP. Será que é tão difícil obter uma medalha?

Resumo: Esta palestra aborda os programas da OBMEP, bolsas de iniciação científica, bolsas do PICME, portal da matemática, clubes de matemática e materiais de apoio para o estudante do ensino básico. Além disso, discute-se uma forma de abordagem da prova pelo discente, leitura, interpretação e raciocínio a partir de questões das provas da OBMEP de anos anteriores. A palestra busca mostrar como todo material disponibilizado pela OBMEP pode contribuir para a melhor aprendizagem em matemática, servindo como material de apoio ao estudo.

Público Alvo: Estudantes do ensino fundamental e ensino médio.

Tempo de duração: 50 minutos.

Materiais necessários: Computador com Power Point, acesso à internet, leitor de PDF, data show e tela (ou parede branca) para as ilustrações.

Palestrante: Prof. Dr. Porfírio Azevedo dos Santos Júnior - UFG.

Disponibilidade: Pré-agendamento.

 

Oficinas:

1) Aprendendo Matemática com Robôtica

Resumo: Este minicurso tem como propósito apresentar uma abordagem do conceito de função linear e também uma abordagem geométrica ao robô SCARA com a utilização do Kit Mindstorms NXT LEGO®, dentro da concepção pedagógica da Robótica Educacional. Apresenta-se tópicos matemáticos que justificam a abordagem como: a teoria de funções, monotonicidade, proporcionalidade, função afim, função linear e alguns conceitos trigonométricos (lei dos cossenos). A proposta objetiva-se instigar no participante a criatividade em utilizar o Kit NXT. Além disso, dentro deste minicurso, explora-se a matemática existente no processo de funcionamento das engrenagens de um relógio analógico, com a finalidade de ensinar função linear por meio do seu funcionamento e também a cinemática dos robôs (estudo do movimento dos robôs sem levar em conta as forças e as massas envolvidas).

Público Alvo: Estudantes do ensino fundamental e ensino médio.

Números de alunos: Máximo 20 alunos por oficina.

Tempo de duração: 2 horas.

Materiais necessários: Mesas e um computador com datashow.

Ministrante: Prof. Dr. Fernando Kennedy da Silva - UFG.

Disponibilidade: Pré-agendamento.

2) A robótica LEGO e Arduino como instrumentos de aprendizagem de Matemática

Resumo: A Robótica Educacional tem crescido gradativamente no âmbito escolar, utilizada principalmente como uma ferramenta prática capaz de estimular o espírito investigativo dos alunos, de modo que se depare com as devidas soluções para os desafios encontrados. De forma bastante lúdica, discentes de Estágio Supervisionado da Universidade Federal de Goiás - RC, trabalham com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e até ensino médio a relação de conceitos matemáticos via robótica. Baseando-se principalmente no estudo do matemático americano Seymour Papert, desenvolvedor de um teoria de aprendizagem e tecnologia voltada para ensino com e de robótica educacional. A partir do material NXTMindstorms da LEGO® Education e materiais livres como arduino, usados no ensino de Robótica Educacional, pretendemos mostrar de forma prática e divertida sua relação com o conhecimento matemático, desmistificando essa área tão temida.

Público Alvo: Estudantes do ensino fundamental e ensino médio.

Números de alunos: Máximo 20 alunos por oficina.

Tempo de duração: 2 horas.

Materiais necessários: Mesas e um computador com datashow.

Ministrante: Discentes da disciplina Estágio Supervisionado - UFG.

Coordenação: Prof. Dr. Fernando da Costa Barbosa - UFG.

Disponibilidade: Pré-agendamento.

3) Jogos digitais e Matemática

Resumo: O objetivo da oficina é motivar e despertar o interesse dos participantes, por meio do desenvolvimento de conteúdos de matemática, a partir da criação de histórias interativas, animações, jogos, música, arte. Além dos conhecimentos matemáticos trabalhados, o projeto estimula a criatividade e motivação no processo de aprender a aprender. Segue cronograma com os conteúdos que serão abordados nessa oficina:

  • Apresentação e exploração do software;
  • Introdução à parte de código, criação de personagens e de cenários;
  • Estudo do plano cartesiano e ângulos na circunferência (usar códigos de movimentação usando X e Y, códigos de giro e cenário XY-grid);
  • Códigos de movimentação, códigos de controle e vódigos operadores e interação com mouse (jogo de basquete);
  • Criação de jogos, por parte dos participantes sob a orientação do coordenador e monitores/bolsistas (serão apresentados na mostra).

Público Alvo: Estudantes do ensino fundamental II e ensino médio.

Números de alunos: Máximo 20 alunos por oficina.

Tempo de duração: 3 horas.

Materiais necessários: 10 Computadores Windows com internet, data show e tela (ou parede branca) para as ilustrações.

Ministrante: Taynara Derci Babugem Mesquita - UFG.

Coordenação: Prof. Dr. Fernando da Costa Barbosa - UFG.

Disponibilidade: Pré-agendamento.

4) Matemática e Arte

Resumo: A oficina é composta pelas seguintes atividades:

  • Expor via Datashow obras, como pinturas, arquiteturas e monumentos, de famosos pintores que utilizaram da teoria Matemática;

  • Ensinar como produzir obras utilizando teorias de Matemática, como a geometria, a simetria, razão áurea, reflexões e translações;

  • Utilizar o Tangram para explicar o conceito de multiplicação e partes, além disso, construir desenhos com o Tangram e relatar a fabulosa história desse jogo. Um desafio de montar quadrados com 2,3,4,5,6 e 7 peças do Tangram também será proposta e explicação do motivo de não ser possível montar um quadrado com 6 peças será apresentado.

  • Usar o Mosaico para produzir desenhos com certas simetrias utilizando teorias de tabuada de 2, 3 e 4;

  • Expor cartazes sobre a história da música e suas relações com a matemática;

  • Explicar como são produzidos os caleidoscópios e mostrar os produzidos pela equipe.

  • Ensinar como produzir figuras geométricas com Origamis;

  • Expor a sequência de Fibonacci e como a natureza utiliza dessa sequência para a perfeição. Disponibilizar para os interessados uma trena para realizar medições do copo e verificar se está próximo do número áureo;

  • Expor desenhos explicando como realizar a tabuada com as mãos.

Público Alvo: Estudantes do ensino fundamental e ensino médio.

Números de alunos: Máximo 20 alunos por oficina.

Tempo de duração: 2 horas.

Materiais necessários: Mesas e um computador com datashow.

Ministrante: Discentes da disciplina Matemática e Arte - UFG.

Coordenação: Prof. Dr. Daniel da Silveira Guimarães - UFG.

Disponibilidade: Pré-agendamento.

5) O segredo do Cubo Mágico

Resumo: O cubo mágico é um quebra-cabeça complexo inventado por Erno Rubiks em 1974 e tornou-se uns dos brinquedos mais populares do mundo, originando o seu próprio esporte o speedcubing. A presente oficina visa ensinar a resolver o cubo mágico pelo método de camadas, contar sobre os benefícios de aprender a resolver esse ilustre brinquedo e falar um pouco da matemática que cerca o quebra-cabeça. A oficina está separada nos seguintes momentos:

  • Um breve contexto-histórico;
  • Matemática e o cubo de rubiks;
  • Benefícios de resolver o cubo de rubiks;
  • Como resolver o cubo de rubiks pelo método de camadas.

Público Alvo: Estudantes do ensino fundamental e ensino médio.

Números de alunos: Máximo 20 alunos por oficina.

Tempo de duração: 2 horas.

Materiais necessários: Mesas e um computador com datashow.

Ministrante: Discente Willian Pessoa de Abreu - UFG.

Coordenação: Prof. Dr. Porfírio Azevedo dos Santos Júnior e Prof. Dr. Daniel da Silveira Guimarães - UFG.

Disponibilidade: Pré-agendamento.

Próximos atendimentos:

 

Agendamentos atendidos:

18) Palestra "Anatomia Trigonométrica da Bicicleta".

Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho.

Data: 10/12/2019.

Cidade: Sobradinho/DF.

Palestra da professora Cladis
Palestra da professora Cladis


17) Palestra "Estereograma 3d".

Colégio Estadual Orcalino Fernandes Evangelista.

Data: 09/12/2019.

Cidade: Goiatuba/GO.

Palestra Goiatuba
Palestra Estereograma 3d apresentada pelo professor Fabrício


16) Palestra "Técnicas ópticas para construção de um espelho óptico de um telescópio refletor".

Regional Catalão da UFG.

Data: 05/12/2019.

Cidade: Catalão/GO.

Foto palestra Física
 Palestra Técnicas ópticas para construção de um espelho óptico de um telescópio refletor para os alunos do Profmat na RC/UFG


15) Semana da Matemática do Colégio Estadual Rita Paranhos Bretas.

Cidade: Catalão/GO.

Folder de divulgação do evento Rita Bretas
Semana da Matemática Rita Bretas

Folder 2 evento Rita bretas

 

Palestra Dígitos Verificadores
Palestra "Digítos Verificadores"

 

Oficina Robomat
Oficina "A Robótica LEGO como instrumento de aprendizagem de Matemática (Projeto Robomat)"

 

A festa dos números
Palestra "A festa do números especiais"
Oficina Matemática e Arte
Oficina "Matemática é Arte"

 

Oficina Cubo Mágico
Oficina "O segredo do cubo mágico"

 

Oficina Jogos Digitais
Oficina "Jogos Digitais com Scracht"
Oficina Jogos Digitais 2

 

Ilusão de ótica e Matemática
Palestra "A ilusão de ótica e a Matemática"
Jogos Matemáticos
Oficina "Jogos Matemáticos (Projeto Integrar)"


14) Oficina "O sensor ultrassônico e o Arduino".

Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás unidade Xavier de Almeida.

Data: 05/12/2019.

Cidade: Morrinhos/GO.

 o sensor ultrassônico usando o Arduino
Oficina apresentada pelo professor Marcelo


13) Palestra "O Sistema Global de Posicionamento (GPS)".

Colégio Estadual Silvio Gomes de Melo Filho.

Data: 05/12/2019.

Cidade: Morrinhos/GO.

O Sistema Global de Posicionamento (GPS)
Palestra ministrada pelo professor Eduardo


12) Palestra "A Matemática no Painel Solar".

Centro de Ensino Fundamental 08 no Gama/DF.

Data: 03/12/2019.

Cidade: Gama/DF.

A Matemática no Painel Solar
Palestra apresentada pelo professor Welton


11) Palestra "A Matemática do Google".

Colégio Estadual Professora Alzira Souza Campos - CEJA.

Data: 27/11/2019.

Cidade: Catalão/GO.

A Matemática no Google
Palestra apresentada pelo professor Gilmar


10) Oficina "A Matemática na Ilusão de Ótica".

Colégio Estadual Dr. Antônio Ribeiro.

Data: 19/11/2019.

Cidade: Guarda-Mor/MG.

Oficina Ilusão de Ótica em GM
Oficina realizada pelo professor Dr. Daniel


9) Palestra "Criptografia".

Colégio Unicaldas.

Data: 19/11/2019

Cidade: Caldas Novas/GO.

Palestra "Criptografia"
Palestra no Colégio Unicaldas


8) Palestra "A sequência de Fibonacci".

Escola Escola Quintino Vargas.

Data: 19/11/2019

Cidade: João Pinheiro/MG.

Palestra "Sequência de Fibonacci"
Palestra na cidade de João Pinheiro


7) Palestra "Criptografia".

Colégio Estadual Dom Pedro II.

Data: 07/11/2019

Cidade: Caldas Novas/GO.

Palestra sobre Criptografia
Palestra realizada pelo professor Fabrício


6) Palestra "Compressão de Imagens: O Padrão JPEG".

Centro de Ensino Médio 304 de Samambaia.

Data: 07/11/2019

Cidade: Samambaia/DF.

Palestra Compressão de Imagens
Palestra realizada pelo professor Stênio


5) Semana de Matemática do Colégio Estadual João Netto de Campos (Foram atendidos aproximadamente 750 alunos).

Parte 1 da divulgação do evento no Estadual
Arte de divulgação da Semana de Matemática

Parte 2 da divulgação do evento no Estadual

Oficina "Jogos Matemáticos"
Oficina "Jogos Matemáticos"
Oficina "Matemática é arte"
Oficina "Matemática é Arte"
Palestra "Sobre o infinito"
Palestra "Sobre o infinito"
Palestra "Os terríveis mistérios dos financiamentos"
Palestra "Os terríveis mistérios dos financiamentos"
Palestra "A sequência de Fibonacci"
Palestra "A Sequência de Fibonacci" 
Oficina "A robótica LEGO e Arduino como instrumentos de parendizagem de matemática"
Oficina "A Robótica LEGO e Arduino"

 

Palestra "A festa dos números especiais"
Palestra "A Festa dos Números Especiais"


4) Oficina: Matemática é Arte

Escola Estadual Dr. Antônio Ribeiro.

Data: 21/10/2019

Cidade: Guarda-Mor/MG.

Oficina "Matemática é Arte"
Oficina realizada pelo professor Dr. Daniel


3) Título da palestra: Matemática e Atualidade.

Caic São Francisco de Assis

Horário: 9:50 à 11:15

Data: 21/08/2019

Cidade: Catalão/GO.

Palestra no Caic
Palestra apresentada pelo professor Dr. Daniel e aluno Thierry


2) Título da palestra: A Matemática na comunicação de computadores: Uma Proposta para o Ensino de Matemática.

Local: Cerimônia Regional da OBMEP/ RC/UFG.

Data: 07/06/2019.

Cidade: Catalão/GO.


1) Título da palestra: O Sistema de Numeração Binário e a Comunicação de Computadores.

Escola Estadual Dr. Antônio Ribeiro.

Data: 23/04/2019

Cidade: Guarda-Mor/MG.

Certificados: 

Para imprimir o seu certificado, escolha uma das opções, e ao abrir o arquivo, vá à página onde está o seu nome, clique com o botão direito domouse e escolha "imprimir". Nas opções de impressão, escolha "imprimir página atual". É importante lembrar que o arquivo PDF contém TODOS os certificados, então cuidado ao escolher a opção de impressão.

Palestra em Guarda-Mor
Palestra apresentada pelo professor Dr. Daniel

 

Dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco em emissariosdamatematica@gmail.com.

Siga os Emissários da Matemática em https://www.facebook.com/EmissariosdaMatematica e https://www.instagram.com/emissariosdamatematica.