Projeto ROBOMAT: construindo cenários de Matemática com Robótica Educacional

O objetivo do projeto é motivar e despertar o interesse dos alunos e professores da Educação Básica para o ensino e aprendizagem de Matemática, por meio da contextualização e do uso das tecnologias na sala de aula. Para atingir este fim, o projeto consiste na realização de cursos de Robótica Educacional, buscando desenvolver conteúdos de matemática, a partir da construção e programação de robôs, utilizando materiais eletrônicos. Ao mesmo tempo integrar a comunidade e a universidade, compartilhando e construindo cenários de matemática com robótica educacional. Em 2017 o projeto foi desenvolvido com ação na Universidade, recebendo crianças e adolescentes da educação básica, alunos de escolas públicas e rede particular de ensino de Catalão para atividades com programação e montagem de robôs. Essas ações estão sendo repetidas anualmente, sendo que em 2018, o projeto atendeu alunos da rede estadual de Catalão e Ouvidor e em 2019 também alunos da rede estadual de Guarda-Mor/MG. Além dos conhecimentos matemáticos trabalhados dentro do projeto com as atividades, possibilita o desenvolvimento da autonomia dos participantes, estimula a criatividade e a motivação no processo de aprender.

Há também a produção de vários trabalhos, como os artigos "Usando Seguidor de Linha como Instrumento de Ensino de Geometria Analítica", "Investigação Matemática com Robótica Educacional" e "Lançamento de Projétil: Um Caminho à Aprendizagem Matemática no Ensino Médio com Robótica Educacional", todos publicados no IX Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, podendo ser acessados em http://www.emie.facip.ufu.br/node/49.

O projeto é coordenado pelo professor Dr. Fernando da Costa Barbosa.

Fotos das atividades do ROBOMAT

Fotos de atividades do Robomat utilizando o kit lego e o Arduino