Tópicos em Educação Matemática e Tópicos em Matemática

Por Daniel da Silveira Guimarães. Em 26/06/23 12:04. Atualizada em 28/06/23 09:54.

Para atender a decisão do NDE em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/506/o/SEI_UFG_-_3831583_-_Despacho.pdf, a coordenação do Curso de Matemática Licenciatura disponibiliza a seguinte lista das disciplinas de Tópicos em Educação Matemática e Tópicos em Matemática ministradas em anos anteriores.

• Tópicos em Educação Matemática I - Oficinas no Laboratório de Educação Matemática:

2021/01

Ementa: Disciplina sem ementa fixa, a ser proposta pelo docente da mesma, baseada nas orientações metodológicas desta disciplina. O cérebro e a aprendizagem matemática. O poder dos erros, as dificuldades, a criatividade e a beleza na matemática. Mentalidades matemáticas: conceitos, caracte vivências na aula de matemática da educação básica. A matemática e a equidade. Ensinar e avaliar por uma mentalidade de crescimento. Conversas Numéricas.

Acesse AQUI o plano de ensino

• Tópicos em Educação Matemática II - Novas Tecnologias e Educação matemática:

2022/01

Ementa: Disciplina sem ementa fixa, a ser proposta pelo docente da mesma, baseada nas orientações metodológicas desta disciplina. Pensamento Computacional. BNCC e as competências matemáticas. Práticas de ensino e aprendizagem que desenvolvam competências relacionadas ao pensamento computacional e ao letramento matemático.

Acesse AQUI o plano de ensino

• Tópicos em Educação Matemática III - Educação Especial em Matemática e Práticas de Inclusão:

2022/02

Ementa: Marcos Históricos Legais e Normativos da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil. Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Matemática. Inclusão de alunos com Altas Habilidades/Superdotação, com Deficiência Auditiva, com Deficiência Física, com Deficiência Intelectual, com Deficiência Visual, com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em aulas de Matemática. Tecnologia Assistiva. Planejamento de Ensino Individualizado Aplicado. Adequação curricular e avaliação de alunos com necessidades específicas.

Acesse AQUI o plano de ensino

• Tópicos em Educação Matemática IV - Tecnologias Digitais para o Ensino de matemática:

2023/01

Ementa: Esta disciplina se constitui um espaço de estudo sobre uso de tecnologias educacionais para o ensino de Matemática, usando de ferramentas diversas disponíveis e acessíveis no ensino. Assim, perpassa por uso de robótica educacional, sequências didáticas, softwares de jogos, programação e leituras atualizadas no campo.