Projeto Galileu - Um curso de Matemática
O "Projeto Galileu - Um curso de Matemática" foi criado no ano de 1998 com o objetivo de propiciar aos alunos do Curso de Matemática/Licenciatura/CAC/UFG, experiências efetivas em sala de aula, estabelecendo uma ligação entre estes e a comunidade. Coordenado inicialmente pelo Prof. Rogério Ferreira, o projeto contou com a participação dos docentes Paulo Roberto Bergamaschi e Cleves Mesquita Vaz e dos alunos do 4º período do Curso de Licenciatura em Matemática daquele ano. Nos anos seguintes, outros professores vinculados ao Departamento de Matemática/CAC/UFG assumiram a coordenação do Projeto Galileu.
O Projeto Galileu se desenvolve em duas fases: preparação dos alunos e das aulas que serão ministradas por estes e a execução das aulas voltadas para os participantes inscritos. Faz-se pertinente esclarecer, que a primeira fase é destinada à pesquisa, preparação e apresentação de seminários. Nesta etapa de preparação estão sendo elaborados, pelos alunos, planos de aulas e materiais didáticos que serão organizados em uma apostila contendo a teoria básica em relação aos conteúdos abordados no curso, exercícios resolvidos e propostos.
Nas apresentações dos seminários são destacados aspectos didáticos e pedagógicos, visando fornecer aos alunos que participam do projeto um aprimoramento das ações educativas. A segunda fase, prevista para o segundo semestre do corrente ano, consiste na execução das aulas para os participantes inscritos.
Alguns dos objetivos do Projeto Galileu são: proporcionar, aos futuros licenciados em Matemática, uma efetiva experiência na prática do magistério; promover a integração entre os alunos participantes do projeto, contribuindo em sua formação pessoal e profissional; trazer os alunos do ensino médio e demais membros da comunidade para o convívio acadêmico, despertando assim o interesse pela disciplina matemática e pelo Curso de Matemática.
Sucintamente, o Projeto Galileu apresenta-se como uma oportunidade de acesso ao estudo de determinados tópicos de matemática, tais como: Funções, Progressões, Trigonometria, Geometria Espacial, Análise Combinatória, Binômio de Newton, Triângulo de Pascal, Probabilidades e Números Complexos. Sendo assim, o público alvo do projeto são pessoas que já concluíram ou estejam cursando o ensino médio e, ainda, alunos do Curso de Matemática e de outros cursos do Campus Catalão.
Ademais, o projeto em questão visa produzir resultados satisfatórios a todos os envolvidos, uma vez que se apresenta como uma alternativa de resolver/melhorar a deficiência apresentada pelos alunos em certos conteúdos de matemática em nível de ensino médio, além de contribuir para um melhor desempenho dos candidatos ao vestibular.