logo_site_test

Edição Atual - Vol.2 2021
Edição Anterior - Vol.1 2020

APRESENTAÇÃO

Este caderno de atividades é resultado da consolidação de sequências didáticas elaboradas pelos estudantes matriculados na retomada do primeiro semestre de 2020, no componente curricular "Trabalho Final de Curso" do Curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto de Matemática e Tecnologia (IMTec), da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Segundo o projeto pedagógico do curso (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, 2012, p.45), o Trabalho Final de Curso visa possibilitar ao estudante um espaço de produção escrita resultante de reflexão que integra a construção teórica com as experiências adquiridas ao longo do curso, nas práticas e disciplinas pedagógicas.

Tradicionalmente, a referida produção consiste de um trabalho monográfico construído pelo estudante ou por dupla de estudantes sob a orientação de um professor do curso de Matemática da UFCAT. Entretanto na retomada do primeiro semestre de 2020, diante da pandemia de COVID-19 que assolou o país, as atividades de ensino no âmbito da instituição tiveram que ser repensadas.

Nesse sentido, a fim de possibilitar a construção remota do trabalho e a partir da experiência exitosa vivenciada no curso de licenciatura em Matemática EAD, o Núcleo Docente Estruturante do curso de Matemática (presencial) aprovou a adoção do formato de sequências didáticas estruturadas em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As três sequências didáticas compartilhadas neste caderno trazem possibilidades de práticas para serem adotadas por professores de matemática em suas aulas ou para colaborar na formação de estudantes de licenciatura em matemática.

Em ordem, apresentamos as habilidades almejadas em cada sequência didática contida neste caderno.

1. Funções de 1 grau: uma breve introdução - Resolver e elaborar problemas do cotidiano, da Matemática e de outras áreas do conhecimento, que envolvem equações lineares simultâneas, usando técnicas algébricas e gráficas, incluindo ou não tecnologias digitais. Construir modelos empregando as funções polinomiais de 1o ou 2o grau, para resolver problemas em contextos diversos, com ou sem apoio de tecnologias digitais. Converter representações algébricas de funções polinomiais de 1o grau para representações geométricas no plano cartesiano, distinguindo os casos nos quais o comportamento é proporcional, recorrendo ou não a softwares ou aplicativos de álgebra e geometria dinâmica.

2. Utilizando formulação, resolução de problemas e jogos como ferramenta de ensino das quatro operações básicas - Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

3. Teoria dos números no Ensino Fundamental - Classificar os números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e instituir, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000. Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.