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Torneio de Jogos Matemáticos

Por André Luiz Galdino. Em 06/11/13 16:20. Atualizada em 03/12/13 17:46.


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"... os jogos são um patrimônio cultural de toda a humanidade, uma manifestação universal do gênio criador do homem, independente de fronteiras políticas ou culturais". 

O Torneio de Jogos Matemáticos é um projeto de extensão realizado pelo Departamento de Matemática (DM) do Campus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto vem sendo desenvolvido desde 2008 com a parceria da Secretaria Estadual de Educação e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Anualmente, o projeto atinge, direta e indiretamente, até 6000 (seis mil) pessoas e tem como objetivo revitalizar a cultura como fonte de produção de conhecimento e de prazer no mundo matemático. É grande a receptividade dos alunos e professores nas escolas participantes. Ademais o projeto é bem avaliado no âmbito da extensão, tendo em vista que o mesmo foi contemplado no Programa de Extensão Universitária nas duas vezes em que foi submetido, "PROEXT 2009 - MEC/SESu" e "PROEXT 2010 - MEC/SESu", linha temática "Educação, Desenvolvimento Social e Saúde". 

O projeto era composto basicamente por três etapas até 2011. A primeira consistindo de pesquisa sobre jogos matemáticos como metodologia de ensino e da seleção e confecção dos jogos do Torneio para o ano. Na segunda ofertam-se oficinas para professores e alunos da educação básica. Nelas são abordadas metodologias de ensino com ênfase em jogos matemáticos e divulgam-se os jogos selecionados para o torneio. As oficinas direcionadas aos professores são realizadas no Laboratório de Educação Matemática do CAC, MATEMATECA, e têm como objetivo incentivar a inserção de jogos matemáticos na prática docente. As oficinas direcionadas aos alunos, são realizadas nas escolas que manifestam o interesse em receber a visita da equipe executora do projeto e têm como objetivo motivar os alunos de cada escola a se envolverem no projeto e mostrar que competências matemáticas podem ser adquiridas de maneira prazerosa e descontraída. Na terceira etapa promove-se o Torneio de Jogos Matemáticos interescolar, o qual propicia a interação entre alunos e docentes do CAC e da educação básica. Em 2012 foi proposta uma ampliação, as três etapas supramencionadas serão realizadas simultaneamente nas cidades de Catalão, Goiânia e Porangatu e para finalizar o projeto será promovido um Torneio de Jogos Matemáticos intermunicipal. 

Visando a adequação ao nível cognitivo próprio da faixa etária dos participantes, os torneios são organizados em três categorias, a saber: nível 1 - para alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental, nível 2 - para alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental e nível 3 - para alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para cada nível são escolhidos três jogos, não necessariamente distintos, dentre os quais pelo menos um é do tipo mancala. 

"Os jogos podem ser considerados espelhos de uma cultura, tal como as MANCALAS, originárias na África, cujos tabuleiros de alguns jogos faziam parte dos objetos sagrados usados em rituais, e eram peças de grande valor que, geralmente, passavam de geração em geração, sendo reservados aos chefes e a altos dignitários". Nessa perspectiva, com este projeto, cria-se um mecanismo para divulgação de elementos da cultura de diferentes etnias que contribuem para a formação do povo brasileiro. Por meio dessa ação afirmativa de reconhecimento e valorização do patrimônio histórico-cultural busca-se combater discriminações e contribuir com a formação de cidadãos que valorizem todas as raças que contribuem para a formação da sociedade favorecendo, assim, a garantia da igualdade de direitos. 

As ações do projeto contribuem no processo de construção da cidadania de todos os estudantes carentes. Propicia a aquisição de competências e conhecimentos tidos como indispensáveis para formação de cidadãos responsáveis e participantes. Melhora a convivência e a participação social. Os jovens e crianças envolvidos ampliam seus horizontes e percebem, nos jogos matemáticos, novas perspectivas de aprendizagem, promovendo a permanência e o bom desempenho na escola, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Além disso, estimula o respeito às diferenças e a tolerância para a diversidade, visando que no futuro os envolvidos se tornem adultos flexíveis, tanto com os outros quanto consigo mesmos. 

A escola é uma instituição capaz de favorecer a inclusão social. O desenvolvimento do projeto neste ambiente contribui neste sentido, funcionando como um motor de transformação social e de desenvolvimento pessoal. Ademais, outro aspecto importante do projeto é o de inserir os envolvidos em um processo de formação de cidadãos conscientes a respeito do meio ambiente. Vários jogos são confeccionados a partir de materiais recicláveis e sementes. Esta abordagem possibilita o acesso de todos aos jogos e dissemina a importância da reciclagem para a preservação da natureza. 

Os jogos selecionados nas edições anteriores foram Ouri, Hex, Rastros, Yoté e Tihbat para a primeira; Trilha, Kalah, Koumma, Alquerque, Amazonas e Tablut para a segunda; Jodu, Kalah, Ouri, Konane, Avanço, Fonorona e Semáforo para a terceira; Liga 4, Kakua, Seega, Gnu, Semáforo, Das Bohnenspiel, Copos, Polaris e Cães e Gatos para a quarta. Pretendemos que o Torneio de Jogos Matemáticos se estabeleça como tradição em Catalão e região e, quem sabe, com a ampliação proposta, em Goiás. 

"Todas as pessoas têm o direito de aprender Matemática porque esta constitui um patrimônio cultural da humanidade e um modo de pensar. A matemática tem métodos próprios de estudar, de pesquisar, de organizar a informação, de resolver problemas e de tomar decisões que contribuem de uma forma decisiva para a formação de cidadãos livres, responsáveis, intervenientes e criativos".